Sistema de Gestão Ambiental

Gerenciamento

Estratégia de descarbonização

Entre os impactos decorrentes das operações de seu portfólio, a SIMPAR entende que o mais sensível está relacionado às mudanças climáticas. Por isso, o tema consta da Política de Sustentabilidade, com foco em discussões estratégicas, promovidas mensalmente pelos comitês de sustentabilidade e trimestralmente apresentadas ao Conselho de Administração. A gestão do tema ocorre principalmente no âmbito do Programa de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). O objetivo da companhia é mensurar o real impacto ambiental de seus negócios, principalmente no contexto de discussões sobre planos de redução de emissões em diversos fóruns ao redor do mundo. Nesse sentido, a companhia elabora inventário de emissões com base na metodologia internacional do GHG Protocol. Adicionalmente à publicação do estudo, há metas de redução, considerando os escopos 1, 2 e 3 – o último bastante desafiador, pois se relaciona às emissões de frotas terceirizadas. Nesse sentido, a busca é por aprimorar a influência, o monitoramento e o diálogo com toda a cadeia de valor.

Riscos e oportunidades

Adicionalmente, os riscos e as oportunidades relacionados ao clima também influenciam no planejamento financeiro da SIMPAR. Os gastos, alocação e acesso ao capital, bem como aquisições e desinvestimentos, são avaliados no momento de planejamento e são relacionados aos riscos climáticos.

Clique aqui e saiba mais sobre a gestão ambiental e o desempenho da SIMPAR com foco na redução de impactos oriundos do consumo de recurso naturais.