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Gente e Cultura

Artigo 7 – Gente, nosso grande diferencial

Simpar — São Paulo, outubro de 2023.

Gente, nosso grande diferencial

Como fazemos a gestão de pessoas no Grupo SIMPAR 

O ativo humano é o mais importante de uma empresa. Afinal, sem o desempenho dos colaboradores, uma organização não tem capacidade de se erguer, se manter competitiva e atraente ao mercado ou conquistar lugar de destaque. Aqui na SIMPAR, a Nossa Gente é o que temos como grande diferencial competitivo para a construção de nossos negócios.

Para cuidar das pessoas, trabalhamos nossa Cultura e Valores em todo o Grupo, além de direcionar investimentos para capacitação profissional, segurança, saúde e bem-estar de todos.

O olhar para essa jornada começa ainda no recrutamento, e continua quando os admitidos chegam na empresa, iniciando o programa de integração com a apresentação institucional do nosso Grupo, para que todos conheçam a Cultura, os Valores e os nossos negócios. Na sequência, os novos colaboradores realizam um tour (presencial ou virtual) pelo Centro de Memória e Cultura Julio Simões, onde conhecem a história do nosso fundador, além de toda a evolução dos negócios da Companhia e ações sociais realizadas pelo nosso Instituto. 

Foto com visão aérea de um campo gramado, onde pessoas estão paradas próximas umas das outras, formando o logotipo da SIMPAR.
Juntos somos mais fortes!

Com diversas empresas no portfólio, somos um berço de oportunidades, com possibilidades de crescimento e desenvolvimento em áreas e negócios variados. 

O desempenho profissional fica registrado no Ciclo de Gente, uma ferramenta que fornece dados sobre o histórico de cada profissional. Caso haja uma vaga disponível em alguma das empresas do Grupo, os interessados podem se candidatar, e será analisado o quão preparados estão para assumir novos desafios a partir de informações dessa plataforma. Se for considerado apto, o colaborador fará o alinhamento com os gestores e outros profissionais envolvidos no processo, acordando prazos para que a movimentação aconteça. 

No Ciclo de Gente, uma das etapas essenciais é o feedback. E quando ele é feito, os colaboradores são incentivados a proporem um Plano de Desenvolvimento Individual para alinhar possíveis melhorias em seu desempenho. A prática de feedback é incentivada constantemente às lideranças e aos gestores, que podem recorrer aos treinamentos da Universidade SIMPAR para se prepararem para esse momento, essencial na sequência da jornada dos membros de seus times no Grupo.

No primeiro plano, é possível observar grama desfocada. Ao fundo, colaboradores da SIMPAR estão reunidos de pé, conversando e usando camisetas brancas.
Uma empresa não obtém êxito sem o esforço diário e individual de cada um de seus colaboradores.

Gerir pessoas é, acima de tudo, garantir o bem-estar de quem faz da SIMPAR uma das empresas que mais cresce no Brasil. Fazemos questão de oferecer à nossa Gente não apenas os benefícios garantidos por lei, mas também: 

  • Assistência médica e odontológica (inclusive para dependentes); 
  • Cartões benefício de custos alimentícios;
  • Parceria com bancos para empréstimos consignados com juros reduzidos;
  • E o Clube de Benefícios, um programa com descontos em produtos, serviços, viagens, lazer, educação e gastronomia.

Para cuidar da segurança dos nossos mais de 45 mil colaboradores, investimos em iniciativas que zelam pela prevenção de qualquer incidente que possa acometer pessoas envolvidas direta ou indiretamente em nossas atividades. 

Outra iniciativa de destaque e que tem como princípio cuidar da nossa Gente é o Programa Ligado Em Você, que garante atenção e cuidado à saúde mental no ambiente de trabalho, com atendimentos e assistências nas áreas social, profissional, de saúde e jurídica, não só para quem trabalha na SIMPAR, mas também para seus familiares.

Com uma estrutura organizacional sólida, pautada na valorização do indivíduo e cuidado diário, temos orgulho de afirmar que Nossa Gente é o nosso grande diferencial.

Diversos homens estão de pé e em fila dupla, lado a lado. A dupla mais à frente está sorrindo e se cumprimenta com um abraço. As pessoas atrás fazem o mesmo.  
Adquirir e manter talentos exige dedicação constante na evolução dos colaboradores.