Modelo de Negócios
Capital como insumo
Capital humano
-
Mão de obra qualificada
-
Lideranças engajadas e alinhadas aos valores
Capital financeiro
-
Acesso ao mercado de capitais
-
Investimento em ativos operacionais de alta liquidez
-
Investimento em controladas listadas na B3
-
Portfólio de empresas com forte potencial de crescimento
Capital intelectual e organizacional
- Experiência em manutenção e depredação de ativos operacionais
- Histórico de integração de empresas adquiridas
- Marcas líderes ou em posição de destaque em seus setores de atuação
- Plataformas tecnológicas e soluções digitais a serviço do cliente
- Capacidade de desenvolver processos e obter resultados financeiros para abertura de capital das controladas (IPO)
Capital social e de relacionamento
- DNA de servir, com foco na fidelização dos clientes por meio de relações comerciais justas
- Relação de confiança com acionistas, fornecedores e credores
- Investimentos sociais por meio do Instituto Julio Simões
Modelo de Negócios
Capital como valor gerado
Capital humano
- Programa Ligado em Você: Apoio a problemas psicológicos, sociais ou médicos que, em 2020, promoveu ainda acompanhamento aos colaboradores que apresentaram sintomas da Covid-19, com todo o suporte e orientações necessários, 24 horas por dia
- Serviços financeiros digitais: BBC Conta Digital, para aprimorar a relação entre os motoristas e o setor bancário
- Compromisso com a diversidade: 60% dos colaboradores negros/pardos
Capital financeiro
- Lucro Líquido Ajustado recorde: R$ 522,1 milhões
- EBITDA Ajustado recorde: R$ 2,3 bilhões
- DVA:
Pessoal e encargos – R$ 1.478 milhões
Federais – R$ 514 milhões
Estaduais – R$ 422 milhões
Municipais – R$ 82 milhões
Juros e despesas bancárias – R$ 1.054 milhões
Aluguéis – R$ 48 milhões
Dividendos e juros sobre capital próprio do exercício - R$ 98 milhões
Lucro retido – R$ 300 milhões
Valor adicionado total a distribuir - R$ 3.995 milhões
Dividendos distribuídos: Valor bruto total de R$ 24 milhões (correspondentes a R$ 0,116607945 por ação)
Capital social e de relacionamento
- Otimização dos negócios dos clientes
- Ganhos de escala e produtividade para clientes
- Participação transparente em licitações:
Manutenção de Política de Participação em Licitação | Sala de licitações monitoradas com acesso seguro e controlado e lançamento em 2020 do Portal da Transparência na CS Brasil
- Rápida atuação para minimizar os efeitos da Covid-19: Doação de cerca de R$ 13,7 milhões em cestas básicas, para compras de EPis e em logística de distribuição, que beneficiariam um número aproximado de 5 milhões de pessoas
Capital natural
- Gestão eficiente: Programa de Gestão de Emissões, com redução de 22,82% nas emissões diretas de GEE | Duas filiais certificadas pela norma ISO 14001, com indicadores-chave de desempenho e metas estabelecidas de eficiência energética
- Compromisso com a mitigação das mudanças climáticas: Meta de redução macro de diminuição em 15% de emissões de GEE, entre 2021 e 2030
- Consumo racional de recursos: 84,20% da energia consumida oriunda de fontes renováveis | 83,6% dos resíduos não destinados para disposição final (reciclados, reutilizados ou tratados) | Sete filiais e lojas com sistemas de tratamento de água em ciclo fechado - após tratado, o insumo volta para a operação
Clique aqui e leia sobre os Ativos Intangíveis e as ações da SIMPAR de combate à Covid-19.