De origem simples, Julio Simões escolheu Mogi das Cruzes para começar uma vida nova, constituiu família na cidade e deu origem a um negócio promissor
Reportagem de: O Diário
Julio Simões, fundador da transportadora que carrega seu nome, desembarcou em Mogi das Cruzes na década de 1950, aos 24 anos. Natural de uma pequena aldeia no interior de Portugal, ele atravessou o Atlântico em busca de novas oportunidades e chegou à cidade para trabalhar ao lado de seu tio. Não demorou muito para ele se casar, criar raízes e fazer da terra do caqui o seu novo lar.
Com o apoio de sua esposa Elvira, juntou todas as suas economias e, após o nascimento do primeiro filho, comprou um caminhão usado para trabalhar com transporte. Na estrada, descobriu a paixão pelo ramo e deu início ao seu próprio negócio. A empresa prosperou e se desenvolveu junto a Mogi, transformando-se na Simpar, um dos maiores grupos empresariais do País e com atuação sólida em ao menos 16 setores da economia.
“Quando meu pai entendeu que as oportunidades em Portugal não eram suficientes para o tamanho dos seus sonhos, ele veio para o Brasil e escolheu viver em Mogi. A cidade o acolheu muito bem. Foi aqui que ele conheceu minha mãe e, juntos, se estabeleceram e começaram nossa família. Eu nasci e vivi quase a minha vida toda em Mogi e tenho um enorme carinho pela cidade, que foi muito importante para a construção do que somos hoje”, conta Fernando Simões, filho caçula e empresário mogiano que deu continuidade aos negócios do pai.
Hoje, a Simpar é uma holding que controla oito empresas independentes: JSL, Movida, Vamos, CS Brasil, Automob, Banco BBC Digital, CS Infra e Ciclus Ambiental. Elas atuam em diversos setores, como transporte e logística, locação de veículos leves e pesados, mobilidade urbana, concessionárias de novos e seminovos, serviços financeiros, concessões de infraestrutura, saneamento e gestão de resíduos.
“Nossa sede administrativa fica em Mogi e é aqui que está a maior parte dos nossos colaboradores. Temos muito orgulho das nossas origens e buscamos sempre contribuir para o desenvolvimento da cidade. Inclusive, fazemos diversas ações por meio do Instituto Julio Simões, nosso braço social. Um exemplo é o programa ‘Você quer? Você pode!’, que atua na capacitação de jovens, preparando-os para o mercado de trabalho. Também recebemos alunos da rede municipal de Mogi e região no nosso Centro de Memória, que conta como a nossa história se mistura com a da cidade“, acrescenta Fernando.
O berço em Mogi das Cruzes
A empresa do senhor Julio começou a ganhar forma entre os anos 1950 e 1960, quando ele tornou seu negócio de transporte mais formal, comprou um galpão para ser a sede, aumentou a frota e inaugurou a primeira filial, em Santos. Naquela época, Mogi havia acabado de completar quatro séculos e contava com cerca de 100 mil habitantes. Algo ainda distante da atual população, estimada em aproximadamente 460 mil pessoas, segundo o IBGE.
A exemplo da cidade, que crescia e prosperava, a frota da Transportadora Julio Simões também se expandia, bem como o desejo de diversificar os negócios e alcançar setores estratégicos.
O filho ajudou o pai a diversificar os negócios
Caçula de cinco irmãos, Fernando Antônio Simões, hoje presidente da Simpar, começou a trabalhar na empresa do pai em 1981, com apenas 14 anos. Ele passou por diversas funções, que o permitiram conhecer a fundo cada área, atividade e projeto do negócio.
“Me dediquei ao trabalho para mostrar ao meu pai o quanto ele me inspirava. Devo grande parte do que sou hoje a ele e as lições que me ensinou. Lembro com carinho dos ensinamentos sobre a empresa, a importância do trabalho e a dedicação aos clientes. Foi em Mogi que, aos cinco ou seis anos de idade, durante nossas visitas à transportadora, eu aprendi a diferença que um serviço bem executado e de qualidade pode fazer, tanto para a empresa, quanto para os clientes e, numa escala maior, para a vida dos brasileiros”, recorda Fernando.
Leia a matéria completa em: O imigrante que criou em Mogi um dos maiores grupos empresariais do País