O crescimento e a transformação de nosso Grupo acontecem por vários caminhos. Além da expansão orgânica das operações existentes, realizamos aquisições de acordo com o planejamento estratégico e somamos experiência e conhecimento à nossa proposta de diversificação – através de um pilar que é nosso grande diferencial: Gente.
Desde a reorganização societária que deu origem à marca SIMPAR, impulsionamos nosso ciclo de desenvolvimento e geração de valor com aquisições estratégicas. Cada uma delas reflete nossa jornada de transformação e amplia a possibilidade de atuarmos em mercados cada vez mais diversificados e com receitas resilientes.
Confira a linha do tempo das aquisições do Grupo SIMPAR nos últimos anos!
Existem vários motivos pelos quais nós consideramos a realização de aquisições e fusões dentro da estratégia da holding. Movimentos inteligentes no mercado possibilitam não apenas a expansão de nosso horizonte e atuação ampla em segmentos essenciais da economia, mas também a conexão entre pessoas com o mesmo objetivo: ao agregar pessoas e conhecimentos complementares, viabilizamos que cada empresa seja capaz de, todos os dias, alcançar seu máximo potencial.
Com movimentações inteligentes no mercado, podemos, a princípio, aumentar ou proteger nossa participação no mercado; acessar novos recursos e mercados ou abrir a possibilidade de oferecermos novos produtos e serviços.
Também podemos considerar novas aquisições com a finalidade de expandir nossa capacidade financeira dentro de uma combinação de negócios, ou para aprofundar nossa participação em determinado setor; fator que pode melhorar nossa capacidade de negociar preços e condições com fornecedores, parceiros e vendedores, além de aumentar o alcance das nossas marcas ao atingirmos novos clientes.
Ao incorporarmos empresas ao Grupo, sabemos que o resultado dessa movimentação, na prática, é maior e mais expressivo do que a simples soma de um novo negócio, já que a capacidade de geração de receita da empresa é ampliada consideravelmente e também é possível reduzir custos operacionais.
De acordo com Flávia Lomba, Gerente de Integração e Sinergias da SIMPAR, “o sucesso de uma aquisição passa por um processo de integração estruturado e planejado a cada transação, com foco em preservar e estender as melhores práticas e processos das empresas que integram o grupo, em buscar sinergias operacionais sem perder a essência de cada Negócio, em manter e valorizar os recursos humanos que são chave para a continuidade e crescimento da empresa e em investir e sustentar o crescimento do Negócio através do ecossistema, a capilaridade e a sólida estrutura de gestão e de capital do Grupo.”
Além disso, também é essencial avaliar a potencial sinergia entre a empresa que será adquirida e o ecossistema da holding, uma vez que a Cultura da companhia – que vai desde o Modelo de Gestão até seus próprios Valores e princípios – passarão a estar no mesmo plano da nossa Cultura. Tudo isso é considerado antes de qualquer movimento.
Nos últimos três anos, mais de 170 empresas foram analisadas por nossos especialistas de M&A (Mergers and Acquisitions), e 19 delas foram incorporadas à SIMPAR. Nessas aquisições, além de reforçar nosso posicionamento de mercado, são considerados atributos de governança corporativa, além da aderência à nossa Cultura e Modelo de Gestão e a priorização do atendimento com excelência aos nossos clientes.
Entre 2020 e 2022, foram 18 aquisições no Brasil e, mais recentemente, a Drive on Holidays (DOH), em Portugal (pela Movida). Cada uma dessas, portanto, foi estrategicamente incorporada ao nosso ecossistema e está alinhada com a nossa Cultura para ampliar nossos horizontes das mais diferentes formas, agregando valores essenciais à holding.