Menu
placeholder 1
Voltar para Notícias

Negócios

JSL (JSLG3), Movida (MOVI3), Simpar (SIMH3) e Vamos (VAMO3): Fitch afirma ratings

São Paulo, December de 2023.

Nesta segunda-feira, 4 de setembro, a agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou ratings para as empresas JSL (JSLG3), Movida (MOVI3), Simpar (SIMH3) e Vamos (VAMO3), com perspectiva estável.

Veja considerações da agência para cada uma delas abaixo:

JSL (JSLG3)

A Fitch Ratings afirmou hoje os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB’ e o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da JSL S.A. (JSL).

Ao mesmo tempo, afirmou o rating ‘AAA(bra)’ das debêntures seniores sem garantias da companhia. A Perspectiva dos ratings corporativos é Estável.

A Fitch equaliza os ratings da JSL aos da controladora Simpar S.A. (Simpar, IDRs BB/Perspectiva Estável), dados os medianos incentivos legais e os fortes incentivos operacionais e estratégicos que a holding tem para prestar suporte à

subsidiária, se necessário.

Os IDRs BB da Simpar refletem a larga escala do grupo, seu robusto perfil de negócios e sua forte posição competitiva nos setores de locação e logística no Brasil.

O grupo Simpar se beneficia de uma carteira diversificada de serviços e contratos de longo prazo para parte significativa de suas receitas, além de sólido e resiliente desempenho operacional.

Os ratings também incorporam a ampla flexibilidade financeira do grupo e a expectativa de que a expansão do EBTIDA e a redução dos investimentos levarão a uma gradual e consistente queda da alavancagem.

A Fitch considera haver pouca margem para significativos investimentos e aquisições, além de para redução da

expectativa de geração de caixa, sem que haja pressão sobre os ratings.

Em base individual, a JSL apresenta forte perfil de negócios, resultado de sua robusta escala, diversificada carteira de serviços, lucratividade resiliente e liderança nos segmentos de logística rodoviária e serviços dedicados no Brasil, onde tem experimentado rápido crescimento – tanto orgânico como por meio de aquisições.

A alavancagem financeira consolidada da JSL deve continuar moderada, apesar da expectativa de fluxos de caixa livres (FCFs) negativos, à medida que melhora a geração de EBITDA.

A empresa tem amplo acesso a diversas fontes de captação e saudável liquidez, o que lhe permite administrar adequadamente seu cronograma de amortização de dívidas.

Movida (MOVI3)

A Fitch Ratings afirmou, hoje, os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB’ da Movida Participações S.A. (Movida) e o Rating Nacional de Longo Prazo da Movida Locações de Veículos S.A. (Movida Locação) e da Movida em AAA(bra).

Ao mesmo tempo, a agência afirmou o rating ‘BB’ da emissão de títulos seniores sem garantias da Movida Europe e o rating ‘AAA(bra)’ das emissões da Movida e da Movida Locação no mercado local.

A perspectiva dos ratings corporativos se mantém estável.

A Fitch equaliza os ratings da Movida e da Simpar S.A. (Simpar, IDRs de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB’/Perspectiva Estável), e reflete os incentivos legais medianos e os fortes incentivos operacionais e estratégicos

que a holding tem para prestar suporte à Movida, se necessário.

Os ratings da Movida e da Movida Locação também estão equalizados devido aos fortes incentivos da Movida para apoiar sua subsidiária.

Os ratings da Simpar refletem a elevada escala do grupo, o robusto perfil de negócios e a forte posição competitiva no setor brasileiro de locação e logística.

O grupo Simpar se beneficia de um diversificado portfólio de serviços e contratos de longo prazo para uma significativa parcela de suas receitas, com um desempenho operacional sólido e resiliente.

Os ratings também incorporam a ampla flexibilidade financeira do grupo e a expectativa de que a expansão do EBITDA e menores níveis de investimentos levarão a uma

gradual e consistente redução da alavancagem.

A Fitch considera que haja um limitado espaço para frustração na expectativa de geração de caixa, investimento e aquisições mais significativos sem pressionar os ratings.

Em base individual, a Movida apresenta sólida posição no competitivo negócio brasileiro de locação de veículos e frotas, com relevante escala e forte desempenho operacional.

A alavancagem financeira consolidada da Movida deve permanecer moderada, apesar da expectativa de fluxos de caixa livre (FCF) negativos após 2023.

A empresa tem acesso comprovado a diversas fontes de captação e robusta liquidez, o que lhe permite administrar adequadamente seu cronograma de amortização de dívidas.

Simpar (SIMH3)

A Fitch Ratings afirmou, hoje, os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB’ da Simpar S.A. (Simpar) e o seu Rating Nacional de Longo Prazo em AAA(bra).

Ao mesmo tempo, a agência afirmou o rating ‘BB’ da dívida sênior sem garantias e dos veículos financeiros da Simpar, bem como o rating ‘AAA(bra)’ das dívidas seniores sem garantias no mercado local. 

Os ratings da Simpar refletem a elevada escala do grupo, o robusto perfil de negócios e a forte posição competitiva no setor brasileiro de locação e logística.

O grupo Simpar se beneficia de um diversificado portfólio de serviços e contratos de longo prazo para uma significativa parcela de suas receitas, com um desempenho operacional sólido e resiliente.

Os ratings também incorporam a ampla flexibilidade financeira do grupo e a expectativa de que a expansão do EBITDA e menores níveis de investimentos levarão a uma gradual e consistente redução da alavancagem.

A Fitch considera que haja um limitado espaço para frustração na expectativa de geração de caixa, investimento e aquisições mais significativas sem pressionar os ratings.

Vamos (VAMO3)

A Fitch Ratings afirmou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos S.A. (Vamos) e das suas emissões de debêntures quirografárias. 

O rating da Vamos equaliza-se ao da sua controladora, a Simpar S.A. (Simpar, IDRs – Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB’/Perspectiva Estável e Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’/Perspectiva Estável), reflete os incentivos legais medianos e os fortes incentivos operacionais e estratégicos que a holding tem para suportá-la, se necessário.

Os ratings da Simpar refletem a elevada escala do grupo, o robusto perfil de negócios e a forte posição competitiva no setor brasileiro de locação e logística.

O grupo Simpar se beneficia de um diversificado portfólio de serviços e contratos de longo prazo para uma significativa parcela de suas receitas, com um desempenho operacional sólido e resiliente. Os ratings também incorporam a ampla flexibilidade financeira do grupo e a expectativa de que a expansão do EBITDA e menores níveis de investimentos levarão a uma gradual e consistente redução da alavancagem.

A Fitch considera que haja um limitado espaço para frustração na expectativa de geração de caixa, investimento e aquisições mais significativas sem pressionar os ratings.

Em bases individuais, a Vamos apresenta sólida posição de negócios no mercado brasileiro de locação de frotas de veículos pesados, máquinas e equipamentos, com relevante escala e consistente performance operacional.

A alavancagem financeira consolidada da Vamos deve permanecer moderada, mesmo com a expectativa de fluxo de caixa livre (FCF) negativo, beneficiada pelo recente aumento de capital e pelo esperado crescimento dos negócios.

Link para a matéria: https://www.spacemoney.com.br/geral/jsl-jslg3-movida-movi3-simpar-simh3-e-vamos-vamo3-fitch/197124/